sábado, 24 de dezembro de 2011
Andando pelas matas próximas a cidade de Manaus, me deparei com essa gigante da floresta, uma Harpia harpyja, conhecida como Gavião-real. Essas imagens são de uma fêmea que ao me avistar ficou encarando, mostrando o disco facial para tentar me assustar. No interior do ninho estava um filhote com penugem toda esbranquiçada, com idade estimada de uma semana. A árvore do ninho é um Angelim ( Hymenolobium sp) , uma das árvores que alcançam maior porte na floresta Amazônica. Foi um encontro surpreendente !
terça-feira, 20 de dezembro de 2011
Parkia discolor
Louva-Deus marimbondo
terça-feira, 29 de março de 2011
Sapo-folha
Catasetum longifolium
Essa espécie é encontrada epifitando somente na Palmeira Buriti (Mauritia flexuosa) em locais enxarcados, agregada próxima a junção da bainha ao estipe da palmeira, onde existe um acúmulo de matéria orgânica e umidade. Os pseudobulbos dessa orquídea são voltados para baixo e suas folhas são finas podendo atingir até 1,80 metros de comprimento.
Queixadas
Catasetum rivularium
terça-feira, 1 de março de 2011
Catasetum barbatum
Mesma planta que a debaixo mas em outro ano e com inflorescência pistilada (feminina). Nesse ano a planta ficou exposta ao sol. Podendo ser o fator luminosidade o causador dessa mudança no tipo de inflorescência. Já observei alguns Catasetum que habitavam ambientes com exposição direta ao sol e os mesmos apresentaram infloresência pistilada.
Assinar:
Postagens (Atom)